domingo, 18 de setembro de 2011

╰☆ ╮Mensagem da semana - Homenagem à sempre amiga Cristina Tupynambá╰☆ ╮

" Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.

Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,

de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.

Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste "

Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

☆Mensagem da Semana☆


" Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em teus braços meu pecado de pensar."

Clarice Lispector


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

|̲̅<̲̅Θ̲̅>̲̅| Civismo

   Resolvi, nesse 7 de setembro, dia da Independência do nosso país, escrever algo relativo ao que sinto em relação ao país em que vivo.O que vou escrever talvez não tenha nada a ver com a data em si, mas possa ter relação com justiça e valores, condições essas que considero importantes para que um país seja considerado uma nação (no sentido real da palavra) para aqueles que nele habitam.
   Na verdade, o que é Civismo e o que é ser Cívico?
   Civismo é a atitude que a pessoa tem em ser consciente e construtiva dentro da comunidade ou dentro do país em que ela vive. Não é somente conhecer os símbolos da pátria e cantar o hino nacional (com a mão no peito...). O civismo transcende a tais ações, pois nos obriga a ter condutas esclarecedoras no cumprimento de deveres e direitos.
   E para que o civismo seja cumprido, o Estado deve servir ao cidadão para que ele possa exercer o civismo. Então, podemos dizer que os dois estão intimamente ligados.
   Então, fico na dúvida... Como ser cívica e exercer o civismo, se não temos os  direitos respeitados e cumpridos?? A maioria da população não tem acesso a uma educação, moradia, segurança e alimentação adequadas;  são discriminados por raça, credo e gêneros; são submetidos a tratamentos desagradáveis ou até mesmo sofrem torturas... Além disso, não podemos questionar coisas erradas que percebemos em várias situações no nosso cotidiano, pois podemos ser perseguidos. Mas a maioria da população cumpre os seus deveres: votar, cumpre as leis (mesmo não concordando com algumas), paga impostos e taxas....
     O pior é que a verdade está mais a mostra do que nunca. Vemos o noticiário mostrando corrupção, roubos e atitudes erradas, não só da população, mas dos nossos governantes... Mas, mesmo sabendo da verdade, ela não vale nada para nós e está desprovida de sentido. E é aí que acontece a desmoralização do pensamento. Pra quê ser cívico e exercer o civismo se as "falcatruas" e o "jeitinho brasileiro" são mais fáceis  para alguns conseguirem seus objetivos? 
    O que acredito é que tudo é uma coisa só. O mundo exterior e o interior estão ligados. A verdade, justiça, harmonia, igualdade de direitos que tanto sonhamos só será realidade no mundo em que vivemos  se for experimentada no nosso cotidiano e dentro de nós, mesmo com todas as dificuldades.
Feliz dia da Independência!!

*Fê*