domingo, 27 de março de 2011

♥Pessoas: Nelson Mandela♥

Olá! 
   Conheça mais um pouco sobre essa pessoa que mudou os rumos do preconceito racial: Nelson Mandela...
   Ainda estudante de Direito, Mandela começou sua luta contra o regime do apartheid. No ano de 1942, entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano.
   Durante a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, elaborada em 1955.
   Sabemos que Mandela era favorável ao fim do regime racial de forma pacifista. Devido ao “O Massacre de Sharpeville", massacre esse que aconteceu dia 21 de março de 1950 devido a repudiação a uma das leis mais odiosas leis do apartheid, que  era a chamada “Lei do Passe” ( que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta onde estava escrito onde eles podiam ir, (incluindo as mulheres também) sendo um meio eficiente para garantir a segregação e dificultar a organização política da população negra), Mandela interpretou que era o momento de passar de protestos pacíficos para uma ação armada contra o regime segregacionista.
   Em 1961, Mandela tornou-se comandante do braço armado do CNA. Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a luta. Porém, em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. 
   Em 1964, Mandela foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.
   Neste 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.
    Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, solicitou a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano). Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul.

    Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos. 

    Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direito humanos. 
Já recebeu diversas homenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais.
O que faz com que um homem lute por um ideal até hoje???

Vê-se que esse homem é um grande exemplo de determinação e fé... São desses tipos de pessoas que precisamos no mundo de hoje... É uma frase feita que não dá para não ser escrita....Por esse motivo que Nelson Mandela está na coluna "Pessoas" do meu blog... Ele merece!!
▧Abraços! ▨

♥Fê






Nenhum comentário:

Postar um comentário