quarta-feira, 7 de setembro de 2011

|̲̅<̲̅Θ̲̅>̲̅| Civismo

   Resolvi, nesse 7 de setembro, dia da Independência do nosso país, escrever algo relativo ao que sinto em relação ao país em que vivo.O que vou escrever talvez não tenha nada a ver com a data em si, mas possa ter relação com justiça e valores, condições essas que considero importantes para que um país seja considerado uma nação (no sentido real da palavra) para aqueles que nele habitam.
   Na verdade, o que é Civismo e o que é ser Cívico?
   Civismo é a atitude que a pessoa tem em ser consciente e construtiva dentro da comunidade ou dentro do país em que ela vive. Não é somente conhecer os símbolos da pátria e cantar o hino nacional (com a mão no peito...). O civismo transcende a tais ações, pois nos obriga a ter condutas esclarecedoras no cumprimento de deveres e direitos.
   E para que o civismo seja cumprido, o Estado deve servir ao cidadão para que ele possa exercer o civismo. Então, podemos dizer que os dois estão intimamente ligados.
   Então, fico na dúvida... Como ser cívica e exercer o civismo, se não temos os  direitos respeitados e cumpridos?? A maioria da população não tem acesso a uma educação, moradia, segurança e alimentação adequadas;  são discriminados por raça, credo e gêneros; são submetidos a tratamentos desagradáveis ou até mesmo sofrem torturas... Além disso, não podemos questionar coisas erradas que percebemos em várias situações no nosso cotidiano, pois podemos ser perseguidos. Mas a maioria da população cumpre os seus deveres: votar, cumpre as leis (mesmo não concordando com algumas), paga impostos e taxas....
     O pior é que a verdade está mais a mostra do que nunca. Vemos o noticiário mostrando corrupção, roubos e atitudes erradas, não só da população, mas dos nossos governantes... Mas, mesmo sabendo da verdade, ela não vale nada para nós e está desprovida de sentido. E é aí que acontece a desmoralização do pensamento. Pra quê ser cívico e exercer o civismo se as "falcatruas" e o "jeitinho brasileiro" são mais fáceis  para alguns conseguirem seus objetivos? 
    O que acredito é que tudo é uma coisa só. O mundo exterior e o interior estão ligados. A verdade, justiça, harmonia, igualdade de direitos que tanto sonhamos só será realidade no mundo em que vivemos  se for experimentada no nosso cotidiano e dentro de nós, mesmo com todas as dificuldades.
Feliz dia da Independência!!

*Fê*







Nenhum comentário:

Postar um comentário